MyAppTheme Logo2

Leia documentos secretos

DOSSIÊ 1

Brazil Scope Paper: Implications of the Argentine Visit. Confidencial.
AAS MRE BE 1977.01.27. p. 172-175. Download

Silveira a Geisel. Visita do Secretário de Estado Cyrus Vance. Roteiro norte-americano para as conversações: Informação para o senhor presidente da República. Secreto Exclusivo. 30 nov 1977. Download

Em novembro de 1977 o governo americano buscava demover o Brasil de sua postura rígida na questão nuclear. Antes de ir a Brasília, a delegação do Secretário de Estado, Cyrus Vance, esteve em Buenos Aires, onde foi assinado um acordo no qual a Argentina se obrigava a aceitar salvaguardas em troca do recebimento de combustível nuclear dos Estados Unidos.

Após sua reunião com o presidente Geisel, Vance esqueceu o memorando com os pontos da conversa no Planalto. O documento acabou nas mãos de Silveira, que preparou uma profunda análise das implicações das pressões americanas para o futuro das relações Brasil-Argentina.

DOSSIÊ 2

Silveira a Araujo Castro. Secreto Urgentíssimo. 25 abr 1975.
AAS MRE BE 1974.03.18. CPDOC. Download

Trata-se de uma carta de Silveira ao Secretário de Estado americano, Henry Kissinger, enviada por intermédio da embaixada brasileira em Washington. Na carta, Silveira discute o adiamento da viagem de Kissinger ao Brasil e aproveita para falar sobre a importância da parceria entre os dois países. Silveira expressa seu desejo de que Brasília seja chamada a contribuir com opiniões a Washington nos principais temas da política internacional e expressa algumas opiniões sobre uma hipotética relação especial entre os dois países.

DOSSIÊ 3

Ovidio Melo a Silveira. Secreto Exclusivo Urgentíssimo. 05 ago 1975.
AAS MRE RB 1974.08.19. CPDOC. Download

Silveira a Zappa. Secreto Exclusivo Urgentíssimo. 05 ago 1975.
AAS MRE RB 1974.08.19. CPDOC. Download

Trata-se da conversa entre de Ítalo Zappa, Chefe do Departamento de África, Ásia e Oceania do Itamaraty, e o ministro Azeredo da Silveira. Silveira havia enviado Zappa a Angola para avaliar a situação da antiga colônia portuguesa que passava por uma guerra civil. O Brasil acabou por ser o primeiro país a reconhecer a independência de Angola, mesmo que o lado vitorioso no conflito interno tenha sido uma guerrilha de inspiração socialista.

Dossiê Biblioteca Gerald Ford.

Casa Branca. Memorando secreto para o arquivo do presidente, 29 set 1974, NSA, NSC, Laas: Files 1974-1977, cx. 12, Gerald Ford Library. Download

Em setembro de 1974, o ministro Azeredo da Silveira estava em visita oficial ao presidente recém-empossado dos Estados Unidos, Gerald Ford. O documento é a transcrição da conversa privada entre Silveira, Ford e o Secretário de Estado, Henry Kissinger. A conversa é marcada pela incerteza do ministro brasileiro em relação ao compromisso americano com uma relação especial com o Brasil. “O Brasil não é Honduras”, afirmava Azeredo da Silveira.

Casa Branca. Memorandum of Conversation, 29 set 1974, NSA Memcon, 1973-1977, cx. 6. Gerald Ford Library. Download

Este documento mostra a conversa entre o Secretário de Estado Kissinger e o Presidente Ford minutos antes do encontro com Silveira. Na conversa, Ford afirma a Kissinger o que pensava do Brasil e o que esperava do país no relacionamento com Cuba.